REVISÃO DA ANUIDADE DOS PLANOS DE SAÚDE - DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO A MAIOR
AUMENTOS ABUSIVOS POR FAIXA ETÁRIA - LIMINARES
HOME CARE - OBRIGAÇÃO NO PLANO DE SAÚDE

NOSSO FOCO


HOME CARE - DIREITO DO BENEFICIÁRIO DO PLANO DE SAÚDE - 17/10/2017

O Home Care é na verdade uma internação domiciliar, em que o paciente, geralmente pessoas idosas e também com necessidades especiais necessitam dos cuidados em seu domicílio, como se estivesse em internação hospitalar. 
 
É uma continuidade do tratamento de saúde do paciente, em substituição aos serviços realizados em ambiente hospitalar, sendo importante medida preventiva à ocorrência de infecção hospitalar. 
 
Uma vez que o médico que assiste o paciente prescreva a internação hospitalar (Home Care), justificando tal medida em relatório específico, deve o Plano de Saúde cobrir todos os gastos, em regra com enfermagem 24h, fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, nutricionista, adminisração de medicamentos, alimentação parenteral (por sonda), realização da higiene do paciente, instalação de equipamentos (respiratório), entrega de materiais e insumos, incluindo fraldas geriátricas etc.
 
Embora seja obrigação contratual, pois trata-se da continuidade da assistência à saúde, é comum as Operadoras de Saúde negarem o tratamento, contrariando a Lei (Lei dos Planos de Saúde e Código de Defesa do Consumidor) e também princípios e direitos fundamentais do beneficiário/cidadão, violando princípio maior da dignidade da pessoa humana. 
 
Está pacificado nos Tribunais o dever das Operadoras de Planos de Saúde em atender o HOME CARE, desde que indicado/prescrito pelo médico assistente do paciente, havendo inclusive, uma Súmula do Tribunal de Justiça de São Paulo,  Súmula 90, que assim prescreve: "Havendo expressa indicação médica para a utilização dos serviços de “home care”, revela-se abusiva a cláusula de exclusão inserida na avença, que não pode prevalecer.”
 
Ou seja, é obrigação da Operadora de Saúde fornecer o HOME CARE e, caso negue o atendimento, deve ser compelida por meio de ação judicial. 
Autor: DR. BRAGA E DRA. MÁRCIA

Previsão do tempo

Hoje - Arujá, SP

Máx
23ºC
Min
14ºC
Chuvas Isoladas

Sexta-feira - Arujá, SP

Máx
25ºC
Min
13ºC
Predomínio de

Sábado - Arujá, SP

Máx
25ºC
Min
15ºC
Predomínio de

Domingo - Arujá, SP

Máx
25ºC
Min
15ºC
Predomínio de

Hoje - São Paulo, SP

Máx
24ºC
Min
15ºC
Chuvas Isoladas

Sexta-feira - São Paulo, SP

Máx
25ºC
Min
15ºC
Predomínio de

Sábado - São Paulo, SP

Máx
25ºC
Min
16ºC
Predomínio de

Domingo - São Paulo, SP

Máx
25ºC
Min
15ºC
Predomínio de

Notícias

Newsletter

Controle de Processos

Insira seu usuário e senha para acesso ao software jurídico
© 2019 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Visitas no site:  13341
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.